segunda-feira, 31 de maio de 2010

É tempo de desacelerar...!!!

Clique aqui para ver um vídeo legal

Meus amigos a Física nos ensina que a velocidade das coisas é relativa, ou seja, se você ou qualquer coisa se move - o faz em relação a algo conhecido como referência. Quer que eu seja mais específico? Quando está a 80 Km/h em seu carro na verdade a sua velocidade é em relação à Terra porque em relação ao carro você está tecnicamente parado!! O fato é que a Física - a ciência - nos ensina a entender a loucura em que vivemos. Estamos cada vez mais rápidos, mais acelerados. Cada vez mais a tecnologia se deteriora com mais rapidez ( é a tal Lei de Moore ) e a cada dia que passa temos a nítida sensação de que 24 hs não são mais suficientes. Essa é a loucura: eu, você e toda a humanidade estamos cada vez mais rápidos, cada vez mais superficiais e cada vez menos humanos. A cada dia que passa somos mais parecidos com uma assinatura de email ou um perfil no Orkut ( arghhh ). Vivemos na era do "online full time". A linha divisória entre trabalho e vida pessoal simplesmente desapareceu..foi literalmente apagada pela tecnologia! Outro dia eu recebi a ligação de um cliente 11:45 da noite!! Pode???? No mundo de hoje pode!!

Mas...voltando ao título deste post: é tempo de desacelerar! A pergunta que eu faço diariamente é: se a velocidade de algo é relativa e estamos todos à velocidade da luz, qual é a vantagem que estamos tirando disso? Estamos rápidos, velozes, acelerados mas em relação a que exatamente? Se eu estou tão veloz quanto você qual vantagem eu tenho?

Evoluímos sim mas qual o sentido dessa evolução? A mesma evolução que salva vidas também tira muitas delas. O stress é uma das causas mais comuns de doenças cardiovasculares. A ansiedade e a depressão são as doenças modernas mais difíceis de serem combatidas. Vivemos em um mundo de cobrança por resultados. Perdemos o foco na qualidade de vida.

Por isso que eu digo: é tempo de desacelerar. Seja você diferente dos demais, desacelere. Transmita um pouco de calma ao mundo que o cerca. Modifique o ritmo das coisas que o rodeiam. Respire fundo dez vezes ao dia. Preste mais atenção às pessoas. Escute mais e fale menos. Seja mais generoso consigo mesmo: se acalme. E se o mundo achar que você enlouqueceu de vez não tem problema. Viva intensamente a loucura de estar desacelerando.

Se reinvente!!!!


2 comentários:

Lulis disse...

é Alê...pelo menos e ao final, voce (quero dizer todos nós), perceberemos o que ganhamos com isso...ganhamos não só qualidade de vida, mas a VIDA, porque acredito que precisamos ter em mente que estamos escrevendo nossa história e ninguém quer chegar ao final da vida com a sensação de só ter corrido contra o tempo, ao invés de passear pelas veredas das amizades,do desafio de educar alguém, de compartilhar sentimentos, experiências e emoções. Beijo adorei a mensagem

Alexandre Belinski disse...

Lulis...que supresa maravilhosa a sua visita no meu blog !!! To super feliz em encontrar você por aqui. Um enorme beijo e segura a onda que a vida é uma tempestade !!! Se precisar conversar sabe como me achar...bjs